terça-feira, 30 de maio de 2017

Você conhece seu público-alvo?

Entender qual o perfil do público que vai comprar seus produtos é fundamental para o sucesso do negócio. Modelos, formas, materiais, cores e tecidos podem até ser parecidos com os produtos da concorrência, mas a identidade da marca é que faz a diferença.

Estilo de vida

O consumidor busca se relacionar com marcas com as quais se identifica, que estão de acordo com seu estilo de vida. É preciso saber o que ele procura, e como se diferenciar. Além de faixa etária, nível de renda, profissão, hábitos de consumo e personalidade, por exemplo, é importante conhecer:

  • Locais que frequenta, 
  • Atividades, 
  • Quais seus interesses, 
  • Desafios, opiniões e pensamentos,  
  • O que busca em sua vida.

Quanto maior o mercado, maior a operação

Parece algo simples e primordial para qualquer negócio, mas sabemos que na prática o objetivo é vender para o maior número de pessoas. Porém, quando se espera agradar a todos, acaba não agradando ninguém em específico, e é neste ponto que muitas marcas se perdem. Quanto maior o mercado, mais trabalho e maior custo terá operação. A segmentação é muito importante. Focar esforços em um público específico é o ideal. Muitos nichos começaram a se destacar, como o plus size. Já existem especialistas até em sapatos tamanho 34, por exemplo.

Sua marca já tem uma Persona? 

É um personagem fictício criado com as características e estilo de vida do público-alvo, observadas em seus clientes reais e potenciais. Quanto mais detalhes, melhor. As pesquisas ajudam a identificar mais claramente este perfil. É importante lembrar que gosto pessoal dos profissionais da empresa é diferente do gosto dos clientes. Por isso, trabalhar com este nível de detalhe é mais assertivo.

Os produtos devem estar de acordo com os desejos e expectativas do consumidor. Ter a definição clara de seu perfil facilita o trabalho de todos na empresa, desde a equipe de desenvolvimento de produto até o investimento na comunicação correta. Isto não significa que outras pessoas fora do perfil não possam e vão comprar, porém os esforços são concentrados para o público determinado.

Vender mais é vender melhor. Entenda seu cliente e crie uma relação mais próxima para a marca fazer parte de sua vida.

b2u.com.br/crm


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