quinta-feira, 18 de julho de 2019

// Liberar o FGTS Pode Ser Bom?

Em 2017, quando Temer liberou saques de contas inativas do FGTS, shoppings e varejistas observaram elevação de vendas.

Com a reforma da Previdência encaminhada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a liberação de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa “chupeta na bateria”, como o próprio ministro falou em maio, quando disse que a medida estava em estudo, pode render bom resultado para o setor de varejo na B3.

Os “calls” matinais de diversas corretoras chamam atenção para a notícia e há como traçar paralelos em função da decisão tomada pelo então presidente Michel Temer, que injetou cerca de R$ 42 bilhões na economia a partir de março de 2017.

Levantamento preliminar feito por banco e enviado a clientes institucionais, mostra que as vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) do setor de shoppings subiu de 1,8% no primeiro trimestre de 2017 para 5,4% e 5,9% no segundo e terceiro trimestres, respectivamente. A comparação é sempre sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

Dentre as varejistas avaliadas, Lojas Renner viu elevação de 6% para 13% no segundo trimestre e 9% no terceiro. Lojas Marisa de 4% para 17% no segundo trimestre, seguido de queda de 1% no terceiro e Via Varejo de 11% para 19% e 15%, nos dois trimestres subsequentes.

Voltando novamente a 2017, o então Ministério do Planejamento elaborou estudo sobre o saque de contas inativas e conseguiu estimar que 36% dos recursos foram para pagamento de dívidas, permitindo posterior retomada do consumo. Também foram captadas queda no uso do cheque especial e cartão de crédito após a liberação. O estudo pode ser encontrado aqui.

FONTE:
https://www.seudinheiro.com/liberacao-de-fgts-e-boa-noticia-para-setor-de-varejo-na-bolsa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário