O
cadastro de clientes é a maior riqueza de uma marca. Como está o seu
banco de dados? Possui as informações principais para manter o contato com quem
mais importa para a empresa? Se a resposta for sim, você já está na frente da
maioria dos varejistas.
Diante
da grande concorrência e situação atual do mercado, cada cliente que entra na
loja e realiza uma compra deve ser valorizado e identificado. Para fazer
uma pessoa voltar a comprar no mesmo lugar é preciso que ela se encante com a marca,
com a loja, com o atendimento e o produto. Contudo, mesmo com a sua satisfação,
ela pode não voltar, devido a outras opções parecidas, mais convenientes ou até
por esquecimento mesmo. É preciso lembrá-la que a marca oferece produtos com os
quais ela se identifica, além de gerar benefícios que sejam atrativos para que
possa retornar. E isso só é possível com o registro de seus dados
cadastrais.
O
cadastro deve ser feito de forma automática no fechamento da venda ou durante
uma pré-venda. Sabemos que a equipe de vendas ou caixas normalmente criam
objeções, mas tudo é uma questão de definição de processos e entendimento do
que isso vai gerar de retorno. Já para o cliente, é importante mostrar as
vantagens que a marca oferece em troca do cadastro.
Com
as informações de cadastro, e com as vendas sempre lançadas nominalmente, é
possível estabelecer um relacionamento com clientes por meio de comunicações de
seu interesse e campanhas atrativas direcionadas através de push via aplicativo de programa fidelidade, e-mail marketing, mensagens no celular, envio de mala direta, ou
publicidade por segmentação de público alvo.
E
para tudo funcionar, é necessário mais que uma lista em planilha de Excel. É
preciso ter um sistema qualificado para que todo este trabalho seja realizado
com inteligência, automatização e personalização para otimização dos
resultados.
Enriqueça
já sua base de dados e invista nos clientes já conquistados.
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